quarta-feira, 24 de março de 2010

Erva Mate





Erva Mate
É uma erva que naturalmente estimula seu metabolismo (não seus nervos), dá ao seu corpo vitaminas essenciais, antioxidantes, e coloca novo vigor no seu passo. Essa é a erva Mate.
O Mate é uma árvore sempre-viva, cresce no sul do Brasil, onde a Mata Atlântica resplandece com ervas e plantas excepcionais. A erva Mate tem se destacado entre as ervas por séculos, como um saudável tônico diário para combater o estresse e cansaço cerebral, a depressão e afastar a fome durante as dietas.
A erva Mate provou trazer muitos benefícios para a saúde. Pesquisas modernas indicam que o mate pode fortalecer o sistema coronário, melhorar o sistema imunológico, auxiliar na limpeza e desintoxicação do sangue, combate a hipertensão, alivia os desconfortos causados pela constipação e alergias. Ainda mais, descobriu-se que regula – e não tira – o sono, e até mesmo é usada por alguns para tratar a insônia, apesar de suas propriedades “estimulantes”.
Como um verdadeiro tônico, o mate ajuda o corpo a recuperar a sua própria energia.
Semelhante ao café, ele é um estimulante, mas não vicia. O estímulo do mate vem de uma substância conhecida como “mateína”, ela trabalha no metabolismo do corpo produzindo um efeito estimulante, limpo e duradouro.


Sabendo-se que o mate é uma bebida estimulante, se você estiver evitando a cafeína, por razões médicas ou de saúde, utilize com cautela, procure orientações antes de usá-lo.


A história da erva


Antes dos colonizadores chegarem no Brasil, os índios guarani e quíchua já conheciam o poder estimulante da erva-mate e usavam suas folhas para preparar infusões. Na língua indígena, mate significa cuia, o recipiente que usavam para beber o chá e que, mais tarde, deu origem ao chimarrão.
O chimarrão foi disseminado em todo o Rio Grande do Sul pelos espanhóis. Chegados em abusar do álcool, eles notaram que a bebida à base de mate consumida pelos indígenas aplacava a ressaca no dia seguinte. Assim, quem diria, a infusão virou um dos símbolos da cultura gaúcha.


Receita básica para Chás:


Para 1 xícara de água quente (200 ml) – 1 sachê de chá.


Para 1 litro de água quente – 2 colheres de sopa de chá ou 5 sachês.


IMPORTANTE:Para o preparo de um bom chá a água não deve ser fervida, desligue o fogo antes de levantar a fervura e adicione o chá, aguardando alguns minutos até coar.


SUGESTÕES:
Adicione 1 colher de sopa de limão para cada litro de chá coado.
Experimente também bater no liquidificador com gelo e a polpa de fruta da sua preferência.















Um comentário:

  1. Tati, este chá é o chá mate do Leão? que bom, nunca procurei saber os seus benefícios, mas tinha o mito de tirar o sono, ai adorei saber, obrigado, menina, não para de escrever não, vou fazer um link no meu blog, posso? dicas de muito valor, beijos

    ResponderExcluir