terça-feira, 16 de março de 2010

As consequências do leite



As Conseqüências do Leite
Outra idéia sobre o leite, algumas coisas que você ainda não sabia:
Contrariamente do que nos fazem acreditar a indústria do leite e laticínios e a mídia, mancomunadamente, o leite de vaca não é o alimento perfeito para o ser humano. Explicamos: Para começar, vamos a uma pequena comparação entre os mamíferos, sendo o homem um deles. Todos os mamíferos amamentam os filhotes com o leite de sua própria espécie. O bezerro com o leite de vaca, o gatinho com o leite de gata e assim por diante. Isso só ocorre enquanto são bebês. Depois os filhotes partem para uma alimentação igual a do animal adulto.
O leite não é substituído pelo leite de outra espécie. Isto só acontece com os seres humanos. O leite de vaca é perfeito para o bezerro, isto é, se você tem quatro estômagos e precisa dobrar de peso em 47 dias. Muitas crianças não reagem bem com o leite de vaca: ficam com eczemas, gânglios linfáticos inchados, ouvidos infeccionados e problemas nas vias aéreas superiores. Como o bebê só recebe um alimento, o leite, é fácil reconhecer a diferença entre o leite materno e o de vaca. Excluindo o leite de vaca os problemas geralmente desaparecem.
As enzimas necessárias para decompor e digerir o leite são: a renina e a lactase. Na maioria dos seres humanos a lactase quase desaparece com a idade de 3 anos.
O leite contém proteínas em abundância é verdade, mas cerca de 80% dessas proteínas são do tipo caseína. Há trezentas vezes mais caseína no leite de vaca do que no leite humano. No nosso estômago a caseína do leite de vaca forma um coágulo difícil de digerir, adere às paredes do intestino, impede a absorção de nutrientes pelo organismo, resulta em letargia. Além disso, a caseína é um importante fator contribuinte para problemas de tireóide.
A caseína também é utilizada para fazer uma das colas mais fortes usadas em carpintaria e para fixar rótulos em garrafas de cerveja. Dr. Spock, um dos maiores pediatras dos EUA considerava a caseína como a principal causa de mucosidade, congestão e dores de ouvido na infância.
O cálcio do leite de vaca é muito inferior ao do leite humano, e está ligado à caseína. Isso impede de o cálcio seja absorvido.
Quando o leite e derivados sofrem algum processamento, pasteurização, homogeneização, etc.: ocorre a degradação do cálcio, tornando mais difícil a sua utilização. A enzima fosfatase, que ajuda o organismo a absorver o cálcio, também é destruída. De acordo com alguns estudiosos, sem essa enzima, menos do que 50% do cálcio disponível no leite é absorvido pelo organismo. Lamentavelmente a pasteurização do leite também mata as bactérias benéficas como os lactobacilos acidófilos e destroem até 60% das vitaminas solúveis em gordura (como a vitamina A e E) e até 80% das vitaminas solúveis em água (como as vitaminas B e C). Outra dificuldade com o consumo de laticínios é a formação de muco que ficam parcialmente retidos no corpo, sobrecarregando o sistema e impedindo a absorção de nutrientes.

LEITE X CÂNCER
Há estudos que a indústria de laticínios se recusa a divulgar – provas mantidas em segredo. Milhares de substâncias causam câncer, mas um hormônio que você produz naturalmente é fator chave no desenvolvimento de câncer humano, principalmente o câncer de mama. Há milhões de hormônios no reino animal, mas apenas um é exatamente igual nas duas espécies. Esse hormônio denominado IGF (insulin-like growth factor), é igual em seres humanos e vacas. Ao tomar um copo de leite de 360ml você está dobrando a quantidade desse hormônio no organismo – um hormônio descrito em periódicos científicos como o fator-chave para o desenvolvimento e a proliferação do câncer.

O que precisamos saber sobre alimentação e o cálcio
É importante estudar para compreender o papel do cálcio no corpo humano. Uma das principais funções é neutralizar o ácido no sistema, o PH do nosso estômago é alcalino.
Uma alimentação balanceada seria: 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos.
  • Alimentos Alcalinos: Alimentos crus como: cereais, legumes, frutas, verduras e hortaliças.
  • Alimentos Ácidos: Leite pasteurizado e derivados, enlatados, açúcar branco, farinha de trigo refinada (branca), leguminosas, proteína animal e alimentos cozidos acima de 40°.
Exemplo: arroz + feijão + carne + queijo + salada temperada + suco = dieta 100% ácida. Este tipo de dieta, aos poucos, consome o cálcio estocado em nosso organismo.
O cozimento também destrói as enzimas e vitaminas dos alimentos. Conflitos enzimáticos são causados quando misturamos os alimentos indiscriminadamente.
Para suprir a necessidade não deveríamos encher o corpo de cálcio, mas, em vez disso, corrigir os hábitos alimentares de forma que de forme menos ácido no sistema. Assim, o cálcio será utilizado até seu potencial máximo. De acordo com o departamento de Agricultura dos EUA, quase 40% da alimentação do norte americano comum consiste em leite e laticínios! Somando leite, queijo, manteiga e outros laticínios, o norte americano comum está ingerindo diariamente a mesma quantidade de colesterol contida em 53 fatias de bacon. A gordura que o corpo precisa pode ser produzida pelo próprio organismo a partir das hortaliças – exatamente como a vaca produz a gordura do capim que come. As gorduras obtidas desta forma são melhores, além de serem alimentos básicos vivos.

VAMOS COMPARAR O VALOR NUTRITIVO DE 100g DE LEITE COM O VALOR DE 100g DE FOLHA DE MANDIOCA






* Um estudo com homens e mulheres idosos, realizado em 1994 em Sidney, Austrália, mostrou o mesmo: maior risco de fraturas estava ligado ao consumo maior de laticínios. Aqueles com maior consumo de leite e derivados tinham quase o dobro de risco de sofrer fratura de quadril do que aqueles com o menor consumo desses produtos.
CONCLUSÃO
- O leite é fonte insignificante de cálcio;
- Um hormônio do leite é fator-chave em todo câncer humano;
- A pasteurização não funciona;
- O consumo de leite tem ligação com bronquite e asma;
- a caseína do leite é a principal responsável por: doenças crônicas, tanto na infância quanto na idade adulta.





Agora você já sabe!!!


Estude, procure saber a verdade e se concentre nela!
Não deixe que as bases exclusivamente econômicas do sistema em que vivemos nos impeçam de levar uma vida saudável em harmonia com o nosso corpo e com a Natureza.



FONTE: OSCIP - Organização Social e Civil de Interesse Público.




Como preparar a folha de mandioca: colher as folhas, lavá-las e deixá-las na sombra até que fiquem quebradiças, tirar os talos, triturar manualmente ou no liquidificador até que fique um pó bem fino, armazenar em vidro limpo e seco. Utilize uma colher de café no suco ou comida.

CURIOSIDADES
  • * A maior incidência de osteoporose ocorre justamente nos países onde existe o maior consumo de leite. Em países como a China, por exemplo, onde o consumo de laticínios é baixo, a incidência de osteoporose é bem menor.
    • * De acordo com um estudo feito em enfermeiras de Harvard, incluindo 77.761 mulheres entre 34 e 59 anos de idade durante 12 anos – as mulheres que obtém mais cálcio através do leite são mais sujeitas a fraturas do que as que bebem pouco ou nenhum leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário