segunda-feira, 12 de abril de 2010

Para além da alimentação saudável - Tenha atitudes positivas e viva mais !


Somos o que comemos. Embora a ciência ainda não tenha descoberto a fonte da juventude eterna, ela já tem respostas bem claras e lógicas para muitos dos danos causados pelo envelhecimento. E assim como pela nossa simples observação podemos constatar que a passagem do tempo não traz estragos iguais para todos, no mesmo ritmo – ou seja, uns envelhecem mais rápido e são mais suscetíveis a doenças do que outros. Também a ciência reconhece isso e a cada dia avança um pouco mais na coerência das respostas.


A chave de tudo está no estilo de vida. No modo como cada um preenche seus dias. Somos também o que fazemos.


A seguir um breve resumo do que seria um estilo de vida saudável:


1 – Cuide-se escolhendo o que comer – Lembre-se: as escolhas alimentares, por si só, são capazes de aumentar ou abreviar a vida em cerca de 13 anos. E quanto à dieta ideal, os médicos parecem estar de acordo: grãos integrais, peixes, frutas, vegetais, hortaliças, nozes e pequenas porções de carne sem gordura.


2 – Nada de fumar – o cigarro é o mais forte fator de risco para o câncer e também está associado a doenças cardíacas, duas das doenças que mais levam à morte.


3 – É preciso saber beber – enquanto uma taça de vinho tinto pode ser um saudável hábito, trazendo benefícios ao coração e às artérias, mais que isso compromete o fígado e o cérebro. O álcool em excesso, é uma forma segura de você destruir seus neurônios.


4 – De olho na balança – as pesquisas comprovam que pessoas muito magras ou muito gordas vivem menos. Procure manter o seu peso, aquele que se mantém no centro da faixa de peso desejável tem uma expectativa de vida maior. Segundo as últimas pesquisas, um limite de 20% acima do ponto ideal não compromete a saúde.


5 – Desenferruje o esqueleto – talvez o maior defeito da televisão e dos computadores seja o fato de ambos estimularem uma vida sedentária: sem sentir ficamos horas agarrados a eles, parados, estáticos. Os exercícios físicos, em qualquer idade, são imprescindíveis para uma vida saudável.


6 – Seja um eterno aprendiz – mantenha seu cérebro em exercício constante. A cada novo conhecimento, a cada nova experiência, novas conexões entre neurônios são criadas, ampliando a capacidade intelectual e prevenindo doenças degenerativas do cérebro. Pessoas que mantém uma vida intelectual, que mantém o saudável hábito da leitura, são mais propensas a vidas mais longas e mentalmente ativas.


7 – Imite seus neurônios, seja social – O ser humano é gregário, vive em grupo: assim como nossos neurônios, que se relacionam uns com os outros desde que começam a existir, nós também necessitamos de vida social. Pessoas bem relacionadas, que participam de grupos sociais e de amizades, mantendo a alegria e uma visão otimista da vida, envelhecem com mais saúde física e mental.


8 – Dê a volta por cima – Cada um a seu modo, precisamos encontrar uma forma de lidar com o estresse. Ele é um inimigo que vale a pena combater, as armas, você escolhe. Pode olhar a vida feito Pollyana, buscando o lado positivo das coisas ruins; pode manter por toda a vida as amizades da escola, e juntos, dar boas gargalhadas a cada final de semana; pode fazer parte de um time para jogar futebol, botão, xadrez, etc., não importa o jogo, o importante é se divertir; pode-se manter uma postura religiosa, praticar yoga, meditação, etc.
Na manutenção de um estilo de vida saudável, a primeira providência é cuidar da alimentação. E se formos observar mais atentamente, o equilíbrio alimentar está diretamente ligado as outras sete atitudes.


Fonte: Livro – te cuida! – Luzia de Maria – Editora Vozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário