quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vinagre de Maçã




O Vinagre é um produto natural obtido através da fermentação da maçã e ajuda a recompor as energias gastas diariamente pelo organismo.

 
O vinagre de maçã contém os princípios ativos da maçã, ou seja, as propriedades orgânicas e os sais minerais da fruta formam uma combinação equilibrada e natural sem adição de conservantes, essências ou corantes.
 

 
 
O Vinagre de Maçã como remédio natural

 
  • Enxaqueca: para ajudar a reestabelecer o equilíbrio metabólico do organismo, deve-se introduzir na alimentação ácidos orgânicos, os quais podem ser encontrados nos vegetais e também no Vinagre de Maçã. Por isso a medicina regional do Vermont recomenda 2 ou 3 colheres de chá de vinagre de maçã diluído em água, morna ou fria, bebido em jejum e a qualquer hora, como se fosse um chá ou refresco. Pode-se acrescentar 1 ou 2 colheres de chá de mel de abelhas.

  • Fadiga: a perda de iniciativa e de entusiasmo; a sensação de cansaço quase que permanente, mesmo após um sono natural; a dificuldade em conciliar o sono são indicações de disfunções orgânicas que podem ser regularizadas com 2 colheres de chá de mel de abelhas e 1 colher de sopa de vinagre de maçã, diluídos em água morna ou fria, bebido várias vezes ao dia.

  • Obesidade: a medicina regional de Vermont lança mão do viangre de maçã para diminuir a papada e o excesso de gordura, recomendando 2 ou 3 colheres de chá do vinagre, diluído em água morna ou fria, bebido em jejum, diversas vezes ao dia, como se fosse um chá ou refresco.

  • Garganta: o remédio regional mais utilizado no vermont para curar a inflamação e a dor de garganta são os gargarejos feitos com uma mistura de uma colher de sopa de vinagre de maçã com 3 colheres de sopa de água, aplicados de 2 em 2 horas.

  • Tonificador da pele após exposição solar: após uma exposição solar é aconselhável aplicar em todo corpo o vinagre para refrescar, tonificar e evitar que a pele descasque.

  • Hipertensão: a medicina do Vermont recomenda: diminuir o teor de proteínas, açúcar e sal refinado; trocar os alimentos à base de trigo pelos de milho e centeio; aumentar a ingestão de ácidos orgânicos naturais encontrados nos vegetais e auxiliar a dieta com 2 ou 3 colheres de chá de vinagre, diluído em água morna ou fria, bebida diversas vezes ao dia, como se fosse um chá ou refresco.

  • Condicionador da pele: espalhar com a palma da mão um pouco de vinagre puro ou diluído, na região do corpo que interessar. Deixar secar. Lavar com água pura se desejar. O excesso ou falta de oleosidade da pele tenderá a se mormalizar com o uso frequente desta prática.

  • Condicionador de cabelo: lavar normalmente os cabelos, enxaguando com água pura. Friccionar o couro cabeludo com vinagre de maçã puro ou diluído, retornando a enxaguar os cabelos com água pura.

  • Máu hálito: para combater o odor desagradável do hálito pessoal sugere-se o uso de 2 colheres de chá de vinagre diluídas em água, bebidas após as refeições e durante o dia. Para auxiliar o tratamento, aconselha-se manter uma alimentação equilibrada e higienizar os dentes e a camada branca da língua com a escova dentária.

  • Dores corporais: combate-se as dores lombares, dores nas juntas, artrite, reumatismo e do geral, com 2 colheres de chá de vinagre, com água, como se fosse refresco ou chá, diversas vezes ao dia. Externamente o vinagre pode ser aplicado nos locais doloridos.

  • Desenvolvimento: o vinagre de maçã, quando acrescentado na dieta de pintos e frangos, misturado na ração ou na água de beber, resulta em aves de maior peso, crescimento mais rápido, de carne mais firma, de ossos mais fortes e de maior resistência à incidência de doenças.

 
Fonte: livro "Folk Medicine"- autor Dr. D.C. Jarvis

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário