sábado, 17 de outubro de 2009

Vegan

O termo inglês vegan foi criado em 01 de novembro de 1944, numa reunião organizada por Donald Watson envolvendo 6 pessoas após desfiliarem-se da The Vegetarian Society por diferenças ideológicas), onde ficou decidido criar uma nova sociedade (The Vegan Society) e adotar um novo termo para definir a si próprios.

Trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan.

Em português se consideram as três primeiras e as três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana). Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo.

A ideologia do vegano é boicotar qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura.

Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo sexismo e outras formas de preconceito e discriminação. Preferem usar os termos "animais não-humanos"ou seres "sencientes", em vez de "irracionais".

Muito importante distanciar a ideologia vegana da dieta vegetariana.

Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais, e que luta pela inclusão destes na sociedade.

Os veganos também se opõe a qualquer artigo e/ou vestuário provenientes de animais, como pele, couro, lã, seda, camurça, pérolas, plumas, penas, ossos, pêlos, marfim, etc...

A alimentação vegetariana estrita, como são chamados, excluem de sua dieta carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

Evitam o uso de remédios alopáticos e não tomam vacinas ou soros. Sempre optam por um tratamento alternativo, fitoterápico ou homeopatia.

O vegano defende o surgimento de alternativas para experiências laboratoriais, como testes in vitro, cultura de tecidos e modelos computacionais.

Veja o filme documentário





Nenhum comentário:

Postar um comentário